Currículo

Professor Doutor Esteban Reyes Celedón

Natural de Valparaiso, Chile (1962)

Sitio: geocities.com/profestebanpolanco

E-mail: estebanceledon@gmail.com

Experiência Profissional

-         UFF, Professor de Espanhol para cursos de graduação e participação na banca de seleção de candidatos ao curso de pós-graduação em Letras;

-         UFRJ, Avaliador de Espanhol, Concurso de Acesso à Graduação;

-         UERJ: Professor de Metodologia do Ensino Superior para o curso de Pós-graduação em Filosofia Contemporânea; Professor de Filosofia para turmas de Pedagogia; Professor de Filosofia da Educação para turmas de Licenciatura e Pedagogia;

-         Professor de Espanhol, no Ensino Fundamental e Médio, em cursos de língua, em empresas e particular.

Estudos

- Doutorado                : Literatura Espanhola – UFRJ – 03.set.2007. Com bolsa da CAPES.

“O Concito de Beleza na Metafísica Cervantina: a desconstrução de um ideal”.  Orientadora Profª. Silvia Cárcamo.

- Mestrado                  : Filosofia Antiga - PUC-RJ - 1999. Com bolsa da CAPES e CNPq.

“Do prazer e do bem na ética de Platão: um estudo a partir dos diálogos Protágoras e Górgias”. Orientadora Profª. Maura Iglésias.

- Pós-Graduação         : (lato Sensu) Filosofia Contemporânea - UERJ – 1997.

“Da teoria do conhecimento em Leibniz: Um passeio pelo entendimento humano leibniziano”

- Universitário              : Licenciatura em Filosofia - UERJ – 2001;

                                      Bacharelado em Filosofia - UERJ – 1993;

                                      Matemática (incompleto) – UERJ – 1982-1985.

 

Textos Publicados

-         Do Infinito e do Labirinto no Aleph; Lugares dos Discursos, X congresso internacional abralic, Rio de Janeiro: abralic, 2006, em CD.

Disponível em: http://paginas.terra.com.br/arte/dubitoergosum/simposio.htm

-         Jorge Edwards e a Memória Criadora; Cadernos Neolatinos Ano IV, N°3, Rio de Janeiro: Faculdade de letras da UFRJ, 2005, ISSN 1678-1872, em CD.

-         La Metamorfosis o El Quijote de Oro; Hispanismo 2004: Literatura Espanhola; III Congresso Brasileiro de Hispanistas, Alai Garcia Diniz, org.; Florianópolis: UFSC-ABH, 2006, ISSN 85.89889.02.5.  pp. 101-106.

Disponível em: http://www.lle.cce.ufsc.br/congresso/trabalhos_literatura_espanhola/

-         Jorge Edwards; Cuento Español e Hispanoamericano, Org. Mariluci Guberman e Maria Aparecida da Silva, Rio de Janeiro: Faculdade de letras da UFRJ, 2003. pp. 20-43.

 

Participação como expositor em Congressos, Colóquios e Cursos

-         El Inútil y la identidad de la sociedad chilena en el primer centenario de la Independencia; I Congreso Internacional la ciudad y los imaginarios locales en las literaturas latinoamericanas, Mesa 3, PUC Valparaíso, Chile, 08 de novembro de 2007.

-         A procura de um corpo que atualize a sem-par Dulcinea do Toboso; II Simpósio Internacional de Letras Neolatinas, Painel Integrado 4, UFRJ, Rio de Janeiro, 05 de setembro de 2007 (coordenador).

-         Dulcinea encantada: a maior invenção do Escudeiro; VII Colóquio de Pós-graduação e Pesquisa em Letras Neolatinas, Mesa 3, UFRJ, Rio de Janeiro, 22 de agosto de 2007.

-         ¿Quién es Alonso Quijano?; VIII Congreso Argentino de Hispanistas, Sala C 12, Literatura Española del Siglo de Oro, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad Nacional de Cuyo, Mendoza, 24 de maio de 2007.

-         El concepto de similar para entender el Quijote; VI Congreso Internacional “Letras del Siglo de Oro”, Comisión 1, Facultad de Humanidades y Ciencias - Universidad Nacional del Litoral, Santa Fe, Argentina, 29 de novembro de 2006.

-         Do Processo de Leitura e escrita no Quixote; IX Semana de Letras – As Letras e seu Ensino, sessão N, UFOP, Mariana, 19 de setembro de 2006.

-         Ciclos de Vida en el Quijote; IV Congresso Brasileiro de Hispanistas – UERJ - Mesa Individual 27: O Quixote – Sessão D – RAV 114 – Rio de Janeiro, 05 de setembro de 2006.

-         O Quixote entre mimesis e metáfora; VI Colóquio de Pós-graduação e Pesquisa em Letras Neolatinas, UFRJ, Rio de Janeiro, 23 de agosto de 2006.

-         Do Infinito e do Labirinto no Aleph; X Congresso Internacional da ABRALIC, Lugares dos Discursos, no Simpósio O Lugar da Filosofia na Teoria da Literatura, coordenado pelo professor Gustavo Bernardo, UERJ, Rio de Janeiro, 02 de agosto de 2006.

-         Da pertinência do Curioso: A relação entre a novela do Curioso Impertinente e o episódio da carta a Dulcinea; Minicurso: Leituras em torno de Dom Quixote da Mancha, 1o Simpósio Internacional de Letras Neolatinas, UFRJ, 27 a 30 de setembro de 2005.  

-         Desocupado Leitor: Da Riqueza da Indeterminação na Ficção do Quixote; Painel 29 do 1o Simpósio Internacional de Letras Neolatinas, UFRJ, 29 de setembro de 2005.

-         Para além de realistas e românticos; V Colóquio de Pós-graduação e Pesquisa em Letras Neolatinas, UFRJ, 19 de agosto de 2005.

-         La Metamorfosis o el Quijote de oro; III Congresso Brasileiro de Hispanistas, UFSC, 13 de outubro de 2004.

-         A metáfora na reflexão filosófica; Curso extracurricular e de extensão “Metáfora e campos do saber”, UFRJ, 14 de setembro de 2004.

-         A metamorfose ou O Quixote de ouro; IV Colóquio de Pós-graduação e Pesquisa em Letras Neolatinas, UFRJ, 01 de setembro de 2004.

-         Jorge Edwards e a memória criadora; 5ª semana de Neolatinas, UFRJ, 29 de setembro de 2003.

-         Jorge Edwards; Curso de conto espanhol e hispano-americano, UFRJ/Instituto Cervantes Rio, 03 de maio de 2003.

 

Participação em Palestras

-         Inclusão escolar: um desafio. 3a etapa da III Jornada Pedagógica; Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte; Miguel Pereira, 03 de setembro de 2005; texto disponível em: http://geocities.com/profestebanpolanco

-         Da relevância do Leitor/Autor no Quixote. Palestra apresentada para alunos do curso de Espanhol da Faculdade de Letras da UFRJ; Rio de Janeiro, 30 de outubro de 2005.

 Voltar